Zooterapia – Terapia Assistida por Animais

terapia assistida por animais

As relações entre animais e humanos existem desde muito tempo. Há anos os cientistas estudam essa relação, apontando os benefícios que os animais trazem para o bem estar e a saúde dos humanos. Baseado nesses estudos foi criado a zooterapia, que nada mais é do que animais ajudando humanos na sua reabilitação.

Também conhecida como Terapia Assistida por Animais (TAA), a zooterapia é uma técnica de reabilitação e reeducação física, psíquica, social e sensorial onde animais são usados como assistentes.

É usada, desde os tratamentos mais básicos como estresse, depressão, alergias e controle de hiperatividade, até problemas motores e socialização de pessoas afastadas de um convívio social.

Mas nem todo animal nasceu para ser um terapeuta, ele precisa ser tranquilo, ter uma personalidade que as pessoas possam abraçar, beijar e apertar, sem que ele reaja de forma agressiva. Os animais mais comuns são os cães e os cavalos, que no geral tem um temperamento mais dócil.

9

4

Não há uma recomendação específica de quem pode ser ajudado pela zooterapia. Qualquer paciente pode ser beneficiado, desde que não haja alguma contraindicação, como medo de animais, alergia ou problemas de respiração, entre outros.

Para cada paciente, um bicho.

8

Cães, gatos, cavalos, jabutis, coelhos, pássaros, peixes, botos, cobras e aranhas, são usados dentro de um tratamento longo que constitui em várias etapas. A ideia é utilizar os animais além de somente companhia para os pacientes, mas como uma ferramenta importante e indispensável para aquele tratamento. São utilizados técnicas e animais diferentes, dependendo de qual tipo de tratamento for feito.

5

A empatia entre o paciente e o animal é uma das primeiras preocupações dos zooterapeutas. Para isso, entra em jogo o papel do psicólogo para avaliar o comportamento e a vida passada do paciente, indicando o tipo de bicho a ser adotado no tratamento.

3

Os benefícios da zooterapia

2

  • Melhora o sistema imunológico;
  • Estimula a interação social. Crianças veem os cães como seus amigos especiais, membros importantes da família;
  • Ajuda a lidar com o luto: trabalho com doença e morte de um cão;
  • Facilita o processo de aprendizagem tais como leitura, memorização, concentração e socialização. Há programas em que as crianças leem para os cães;
  • Diminui o nível de estresse. Na interação homem-cão, há uma mudança química no organismo onde endorfinas são produzidas no sistema imunológico;
  • Abaixa o nível de risco em doenças cardiovasculares;
  • Facilita a autoconfiança, resgata a autoestima e reduz a inibição;
  • Melhora as capacidades motora, cognitiva e sensorial;
  • Nos autistas, proporciona melhora na capacidade de comunicação e na sensibilidade e interação;
  • Crianças e adolescentes com ansiedade ficam mais calmos na presença dos animais;
  • Facilita o processo de aprendizagem através da expressão de sentimentos e motivação;

1

Por mais que a Terapia Assistida por Animais tenha um conceito simples, o efeito desejado do tratamento só é possível através de muito treinamento do profissional para lidar com animais, e, principalmente, treino do animal a ser utilizado. É um sistema em conjunto, onde o terapeuta e o animal trabalham juntos e se ajudam.

O ambiente para o tratamento também é muito importante. Além de ser apropriado para a presença do animal usado, seja um peixe ou um cavalo, o local deve ser esteticamente agradável e com todo o material necessário.

6

Contudo, deve-se ter moderação no uso dos animais, sempre respeitando seu tempo de descanso e fornecendo tratamento adequado, devemos sempre respeitá-los e tratá-los da melhor maneira, visando sempre o bem estar animal.

7

Espero que tenham gostado, até o próximo.

XOXO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s