Cuidando da Saúde – Reeducação Alimentar

2º Post do PROJETO FITNESS !

Oi gente, esse post faz parte da série vida mais saudável, uma alimentação melhor  para ficar em forma. Quero ver todos comentando e fazendo. Essas dicas podem mudar sua vida. Não se esqueça de conferir o 1º Post do PROJETO FITNESS!

https://omeumundodeideias.wordpress.com/2015/05/22/vamos-cuidar-da-saude/

Bora conferir…

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Reeducação alimentar é o “segredo” para emagrecer e ter uma vida mais saudável, livre de doenças e do efeito sanfona, tanto para adultos como para crianças.

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A principal coisa que devemos aprender é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.

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O ideal é que o processo seja feito com orientação de um médico nutricionista, pois uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa, mas não será para outra.

escolhas

Mudar os hábitos alimentares não é fácil. É uma tarefa que requer esforço é disciplina. Quando o objetivo maior é a saúde como a prevenção de doenças, o esforço vale a pena. O mais importante é que tenha prazer ao se alimentar. Tudo que fazemos encarando como sacrifício não conseguimos manter por muito tempo.

Agora algumas dicas que podem ser feitas sem prescrição médica:

  • Comer de três em três horas e muito importante evita que você sinta muita fome quando for se alimentar! Mas existe uma razão para a ingestão de alimentos em intervalos assim: quando ficamos longos períodos sem alimentar, o metabolismo começa a trabalhar em ritmo lento para economizar energia. E quando comermos, ele vai armazenar tudo que puder, para compensar os longos períodos de jejum.
  • É muito importante não pular nenhuma refeição.
  • Beba de 8 a 10 copos de água por dia ou no mínimo 2 litros (de preferência para gelada ela ajuda a acelerar o metabolismo que resulta na queima de gordura);
  • Utilize alimentos naturais é evite o consumo de alimentos industrializados e fast-food;
  • Substitua refrigerantes por sucos de frutas naturais;
  • Inclua alimentos integrais no seu cardápio;
  • Evite o consumo de alimentos ricos em gordura como: frituras, carnes gordas, queijos amarelos, manteiga;
  • Doces são permitidos, mas em pequena quantidade;
  • Mastigue bastante os alimentos, a mastigação lenta promove melhor digestão dos alimentos e faz com que o sistema nervoso central capte melhor a neurotransmissão que indica saciedade;
  • Pratique atividade física regularmente.

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Aconselho que tire uma foto (para compara o antes e depois), que você pese (pela manhã de preferência), é que anote tudo, juntamente com sua altura, medidas e qual a sua meta para este mês, ano ou período que vai estipular como meta!

Tenha sempre na bolsa o kit de sobrevivência FITNESS que pode conter: barrinhas de cereal, biscoito integral, frutas e uma garrafa de água. Ele pode te ajudar quando estiver na rua longe de algum estabelecimento que tenha algo saudável ou não der tempo de fazer uma refeição completa.

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Não percam as próximas dicas Fitness.

XOXO.

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