Dicas e Receitas de Comidas Tipicas de Festa Junina

No ultimo post as dicas foram de decoração para festa junina, mas para a sua festa ser um arraso, não pode faltar uma das principais atrações, que é a culinária típica, os principais pratos dessa comemoração não podem faltar à mesa. As receitas variam de acordo com a região do país, com a oferta de produtos e a cultura local. Selecionei algumas receitas para vocês e algumas dicas também, bora conferir…

painel_grande_para_festa_junina_festamaluca

Dicas de bebidas:

bebidas

Quentão: 1 1/2 xícaras de açúcar, 1 1/2 xícara de água, 50 g de gengibre cortado em fatias finas (1/4 de xícara), 3 limões cortados em rodelas,  4 xícaras de pinga, 3 cravos da índia, 2 pedaços pequenos de canela em pau. Modo de preparo do Quentão: Aqueça o açúcar em fogo alto, mexendo de vez em quando até caramelizar. Junte todos os ingredientes menos a cachaça e ferva mexendo até dissolver o açúcar. Pegue a cachaça e junte com cuidado, de preferência fora do fogo pra não dar merda, misture e deixe ferver em fogo baixo por 3 minutos. Agora entorne essa delícia.

Choconhaque: 250 ml de leite bem quente, 50 ml de conhaque, 04 colheres de sopa de chocolate, açúcar ou adoçante a gosto,  chantilly e canela em pó. Modo de preparo : Misture bem os ingredientes, coloque nas xícaras e decore com o chantilly, polvilhe a canela. Se acabe agora nessa delicia etílica e esquenta bem.

choconhaque-f8-1308

Batidas de Frutas (tanto alcoólicas, quanto não alcoólicas), 2 xícaras da fruta de sua preferência (abacaxi, morango,caju, acerola, pitanga, cajá, maracujá) picada, 2 xícaras de gelo picado, 1 xícara de cachaça,rum ou vodka de boa qualidade, 1 lata de leite condensado.Modo de preparo da Batida de Fruta: Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e servir. Prefira usar frutas mesmo ao invés de polpas. Tudo bem, dá mais trabalho, mas fica muito mais saborosa com a fruta mesmo.

Vinho Quente (que pode parecer um pouco estranho, mas é uma delícia), 1 ½ xícara de açúcar, Canela em pau, 10 cravos da índia, Raspas de casca de limão, Raspas de casca de laranja, 1 litro de vinho tinto ou seco, 1 xicara de água, 1 maça cortada em cubinhos. Modo de preparo: Ferva tudo por cerca de 10 minutos, até criar o sabor, sirva.

QUENTO1

Batida de amendoim: Está com pouco tempo e/ou pressa e quer fazer uma bebida gostosa? A batida de amendoim é uma ótima opção. Só leve três ingredientes e é feita no liquidificador. Praticidade na certa!

Batida de vinho: Batidas são sempre muito práticas, e a de vinho é uma bebida bastante consumida no inverno. Para prepará-la mé só bater vinho, gelo e leite condensado no liquidificador.

Chocolate quente: O chocolate quente é uma bebida muito comum nos dias mais frios. As crianças vão adorar tomar chocolate quente em uma festa junina, e é claro, é uma boa opção para os adultos também.

123466_original

Suco de milho verde: além de ingrediente para várias opções de comidas doces e salgadas, o milho também pode ser usado para o preparo de bebidas, como o suco de milho verde. Ele é gostoso para acompanhar tanto os pratos doces, quanto os salgados.

Chocolate quente com coco: para quem deseja preparar um chocolate quente, que tenha com um toque especial, uma boa dica é trocar o leite comum pelo de coco. O sabor fica harmonioso e a textura fica muito cremosa.

Dicas de doces:

Pé-de-moleque: 2 xícaras (chá) de amendoim torrado sem pele, 1 xícara (chá) de água, 600g de rapadura, E manteiga para untar. Modo de preparo: Corte a rapadura em pedaços e ponha numa panela grande com a água. Leve ao fogo alto, mexendo às vezes, até a rapadura derreter e começar a ferver. Pare de mexer e continue cozinhando até atingir o ponto de bala dura. Unte uma superfície lisa com manteiga. Junte o amendoim e retire do fogo. Mexa com uma colher de pau até a calda começar a engrossar e a ficar opaca. Despeje a mistura sobre a superfície untada e espalhe-a com uma espátula. Quando começar a endurecer,corte o doce em retângulos. Deixe esfriar e depois guarde em recipiente bem fechado. Dura até uma semana.

page1

Maçã do amor tradicional: 4 maçãs vermelhas, 4 palitos de picolé, 1/2 xícara (chá) de água, 1 1/2 xícara (chá) de açúcar, 1/2 xícara (chá) de glicose de milho, 1/2 xícara (chá) de corante alimentício vermelho. Modo de preparo: Lave e seque bem as maçãs. Espete um palito de picolé em cada uma das frutas, no lado do cabinho, e reserve. Em uma panela, misture o restante dos ingredientes. Leve ao fogo baixo até levantar fervura. Deixe ferver, sem mexer, durante cerca de 5 minutos, ou até que a calda atinja o ponto de fio grosso. Quando ela estiver pronta, retire-a do fogo. Segure cada maçã pelo palito, mergulhe-a rapidamente na calda, inclinando a panela para que cubra toda a maçã. Retire-a e deixe escorrer o excesso. Em seguida, coloque-a em uma assadeira rapidamente. Deixe esfriar e endurecer a casca antes de servir. Dica: para testar se a calda está em ponto de fio grosso, pingue um pouco de calda em uma tigela com água fria – ela deverá formar fios duros. Se você tiver termômetro para doces, a temperatura da calda deve estar em 145 ºC.

maca do amor

Maçã do amor de caramelo: Super fácil de fazer. É uma ótima opção para quem quer fazer uma festa junina, porém esse doce também pode ser feito em outras datas do ano e é uma sobremesa diferente.

maca caramelo

Paçoca de biscoito com maisena: 500 g de amendoim torrado sem pele, 1 pacote de biscoito tipo maisena, 1 lata de leite condensado. Modo de preparo: Triture o amendoim e o biscoito maisena no processador ou no liquidificador. Transfira para uma tigela e misture o leite condensado aos poucos até obter uma massa homogênea. Ponha em um refratário untado com margarina. Leve à geladeira por 15 minutos e corte em quadradinhos.

paçoca biscoito maisena

Receita de Amendoim doce: 500 g de amendoim “cru sem torrar”, 2 xícaras de chá de açúcar, 1 xícara de chá de agua, Chocolate em pó a gosto, Fermento em pó. Modo de preparo: Leve os ingredientes ao fogo no nível médio, mexa de vez em quando, até começar a caramelizar, adicione o fermento em pó, e continue mexendo, até açucarar. Despeje em uma superfície seca e deixe esfriar.

amendoim doce

Arroz doce: É possível criar uma deliciosa sobremesa com o nosso arroz do dia a dia, e ela é o arroz doce. O preparo dessa receita é bem simples. Uma dica é servir quentinho.

arroz doce

Pipoca caramelada: A pipoca é simples de se preparar e uma ótima opção para acrescentar aos pratos doces.

Pipoca de chocolate: Para essa delícia ser feita, o único ingrediente que você precisa acrescentar à receita tradicional é o achocolatado.

pipoca doce

Bolo de milho: Esse bolo de milho tradicional fica com uma cremosidade de dar água na boca. Como é feito no liquidificador, fica pronto rapidinho. É delicioso para combinar com uma das bebidas quentes típicas da festa.

bolo de milho

Curau de milho: O curau é um dos pratos mais comuns feitos com o milho, que são servidos nas festividades juninas. O preparo é muito simples e rápido. Você pode escolher se prefere fazer usando o milho fresco, direto da espiga, ou até mesmo o enlatado.

page

Bolo de fubá: Essa receita que tem cheiro de casa de vó também combina com arraiá. O bolo é simples mas a massa fica com a textura cremosa, que é muito atrativa. É é feito no liquidificador, o que o torna muito simples e prático.

broa

Canjica: Super fácil de preparar, é fica uma delicia quentinha nesse friozinho.

Pé de moça: Essa receita é uma variação mais delicada e feminina do pé de moleque. Leva esse nome por ser mais suave e macio, lembrando o pé de mulher. O que o torna mais fofo é o acréscimo do leite condensado.

pe de moça

Paçoca: Muito rápido e prático o preparo desta paçoca! Para fazer a paçoca só é necessário bater amendoim, bolacha de maisena e leite condensado no liquidificador. Depois é só colocar para descansar em uma forma por alguns minutos e cortar.

paçoca

Cocada: O coco também é muito utilizado nas receitas tradicionais de festa junina. Cocada de leite condensado leva apenas quatro ingredientes, e é muito saborosa.

cocada

Doce de abóbora coração: Para o preparo desse doce são acrescentadas especiarias, suco de limão, água e açúcar. Também é uma receita simples. Para o formato de coração você pode usar um molde ou tentar cortar com uma faca.

coracao goiabinha

Maria mole: Por ser uma receita muito barata e saborosa, se tornou muito comum nas festas de São João. Além disso, fica pronta em 20 minutinhos.

maria mole

Suspiro: O doce que é feito apenas com ovos e açúcar leva um toque especial nessa receita. Mesmo sendo super simples é muito saboroso.

suspiro

Espetinhos de frutas: Esses espetinhos são cobertos com um creme de chocolate. As frutas usadas devem ser as de sua preferência, e os espetinhos podem ser feitos com apenas uma fruta ou com várias sortidas.

frutas palito

Queijadinha: Essa receita é originária da culinária portuguesa, mas teve uma influência africana. A história conta que um escravo trocou o queijo pelo coco, o que é curioso, é que o nome original permaneceu, mesmo não levando queijo na massa.

Quindim: Já o quindim com coco é originário do nordeste. Pode ser servido em formas pequenas, como empadas e também pode ser servido em uma forma grande de pudim.

quidim

Para as comidas salgadas as dicas são:

Caldos: Com a chegada das temperaturas mais baixas, nada como um prato bem quentinho para saciar a fome.  Caldo de Feijão, Canja de Galinha, Caldo de Frango, Caldo Verde, Caldo de Milho, Canjiquinha com Costelinha entre outros.

caldos

Pastel frito: O pastel frito é apreciado em muitas regiões do país e simples de se fazer. A massa você pode encontrar facilmente em supermercados e padarias ou fazê-la como desejar. Uma dica é fritar perto da hora de servir, assim as pessoas podem comê-lo quentinho.

pastel

Espetinho de carne: Se for feito com carne magra, é uma opção saudável e que traz saciedade. Cebola e pimentão são acrescentados ao espeto para dar cor e deixá-lo mais saboroso. Pode ser feito com carne vermelha, frango e até mesmo peixe.

boi

Espetinho de frango: Algumas dicas são importantes para acertar no sabor e no ponto, como: não cortar os cubos em pedaços muitos pequenos e o preparo do tempero deve ser cuidadoso, para que o prato fique bem saboroso.

frango

Torta salgada: A torta é recheada com queijo e presunto. Como é feita no liquidificador, o preparo é bem simples e rápido. Além disso, é leve e bem aromatizada. Caso deseje, o recheio da torta pode ser alterado conforme seu gosto.

torta

Pipoca salgada: A pipoca não pode faltar nas festas juninas. Como esses eventos costumam reunir uma grande quantidade de pessoas, é muito mais econômico e prático fazer a pipoca na panela, já que ela rende mais e é mais barata do que a de microondas. Uma dica é colocar em saquinhos na hora de servir.

pipoca salgada

Cachorro quente: Bem rapidinho de fazer, é uma opção que traz mais saciedade do que os petiscos, e é bem aceita por crianças e adultos. Para que o cachorro quente fique mais caracterizado, sirva em um saquinho ou guardanapo xadrez. Uma dica é deixá-los todos montados para que as pessoas já os peguem prontos.

cachorro quente

Milho verde na espiga: Cozinhar milho parece uma tarefa bem simples, não é mesmo? Mas existem alguns segredinhos, que vão desde a escolha do milho até a hora certa de tirar o milho da panela. Uma das dicas dessa  é colocar um pouco de açúcar na água de cozimento.

milho

Pamonha: Mais uma receita com milho! Para o seu preparo é necessário ter em casa apenas o milho, leite de coco, açúcar e sal.

pamonha

Amendoim salgado: Esse petisco é feito bem rapidinho e com muita facilidade. Os amendoins são levados ao forno e torrados. Depois é só acrescentar óleo e sal, e torrar mais um pouquinho.

amendoim salgado

Agora que você aprendeu diversas receitas de comes e bebes para festa junina, é só colocar o traje caipira, pendurar as bandeirinhas, montar uma fogueira e chamar a família e os amigos para a festança.

XOXO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s